É muito comum, principalmente em iniciantes de microcomputadores fazerem perguntas do tipo: “como faço para me tornar um “expert” em informática?”, “o que devo fazer para ganhar dinheiro com meu computador?”, "Como seguir carreira na área?", "Como ser um profissional bem sucedido?" entre tantas outras. Existe uma fórmula mágica de se tornar um indivíduo com conhecimentos aprimorados em informática, e o mais importante, que consiga o seu espaço nessa área tão competitiva e extensa? Formula mágica não existe. O que existe é o esforço pessoal em aprender e a auto-superação. Ser “fera” na informática não é saber tudo, em hipótese alguma. É preciso saber qual a sua área de interesse, que inclusive, são várias as opções: programação, hardware, internet, etc. E cada uma dessas áreas abre uma vasta gama de opções. Por exemplo: em Internet, um profissional pode trabalhar como webmaster, webdesigner, suporte técnico, etc, etc.
É preciso saber exatamente aquilo que se pretende fazer e, uma vez decidido o que gosta, manter o foco. Se começar a estudar programação, por exemplo, estude muito (em cursos, livros, pela Internet, etc), domine perfeitamente a linguagem que você escolheu e vá sempre aprimorando os seus conhecimentos, e, não tente, no meio do caminho, “pular” para outra área (a não ser que surgiu uma grande oportunidade de emprego para você em uma área que também te interessa).
Mas atenção: ao escolher esta ou aquela área é preciso certificar-se que você terá um retorno, ou seja, poderá crescer profissionalmente e ganhar o seu dinheiro. Avalie como está o campo profissional na sua área de interesse. Isso pode ser feito consultando pessoas que já trabalham no ramo, pela internet, jornais e revistas especializadas, etc. Procure saber o que está em alta.
...nunca devemos mexer com aquilo que não poderemos nos defender mais tarde....
Decidido o que fazer, dê os primeiros passos: comece a estudar, em cursos, livros, pela Internet, etc. É de extrema importância dominar perfeitamente aquilo com que se pretende trabalhar. Já imaginou ir a um dentista onde o profissional não sabe exercer sua atividade com segurança e de forma correta? Já imaginou construir sua casa com um pedreiro que na verdade nem se quer sabe a diferença entre areia grossa e areia fina??? Muito provavelmente ele poderá usar areia de praia e, alguns anos depois, sua casa poderá "misteriosamente" desabar sobre você. Há uma máxima que diz: "nunca devemos mexer com aquilo que não poderemos nos defender mais tarde." Um amigo meu explicaria a mesma idéia com a seguinte frase: "se você não é campeão em algum tipo de arte marcial, está desarmado, sozinho, não é louco ou pesa menos de 120 quilos, não procure briga com o Mike tyson."
A partir do momento que você não é uma pessoa que domine as várias técnicas que compõem a sua profissão, você será um mau profissional, limitado e passivo, dependente fortemente de outras pessoas para te "salvar" vez ou outra. Saiba que o mercado está inundado desses tipos, pessoas má qualificadas, preguiçosas, que preferem um travesseiro, um filme ou uma farra ao invés de investir naquilo que é umas das coisas mais importantes desse mundo: o conhecimento. Você pode perder tudo nesse mundo, menos o seu conhecimento. Este ninguém pode retirar de você.
Ler educa a memória e melhora a mente.
Aprenda a ter o hábito de ler. Ler educa a memória e melhora a mente. Eu, particularmente, leio livros aos montes. Todos os dias leio, não somente em livros: jornais, revistas e sites especializados também. Vá pouco a pouco criando amizades com pessoas que atuam na sua mesma área, isso é muito importante. Participe de fóruns de discussão, eventos, etc. Acompanhe os avanços tecnológicos, ficar estagnado é o pior que pode acontecer nos tempos de hoje. Uma boa dica é assinar uma boa revista em sua área, pois, será uma garantia de receber informações atualizadas todos os meses.
Dominar nossa língua nativa e mais do que saber, é dever.
Domine o inglês: essa é a linguagem da informática. Diversos manuais, por exemplo, são escritos em inglês. Mas não se esqueça do português. já imaginou se você, ao ler esse artigo, se deparasse com um monte de erros ortográficos? Dominar nossa língua nativa e mais do que saber, é dever.
Não deixe a teoria andar divorciada da prática! Procure colocar em prática o que aprendeu. Estágios são uma boa pedida para quem está começando. Você pode também ter um web site pessoal, participar de projetos pela Internet (contribuir com o desenvolvimento de softwares gratuitos, por exemplo).
Para quem trabalha (ou deseja trabalhar) com manutenção de micros, aqui vão algumas dicas:
-
Conheça bem o sistema operacional usado: seja Windows ou seja Linux, conheça perfeitamente o sistema. Aprenda não só como usar, mas também como configurar, os bugs e a patches de correção, como conseguir drivers, etc; -
Domine o hardware: conheça cada parte do micro, como instalar e configurar, jumpeamento, etc. Estude micros antigos (como os equipados com processadores 486, 586, Pentium clássico, etc) e atuais. Acompanhe os lançamentos, as tendências, etc. Sempre visite, de vez em quando, os sites dos principais fabricantes: Intel, AMD, Microsoft, etc. -
Aprenda a trabalhar com hardware: procure saber quais as ferramentas utilizadas, os cuidados ao segurar um componente, ao armazenar, etc. Conhece a energia estática? A importância do aterramento e do uso de nobreaks? Tudo isso (e muito mais) deve ser de conhecimento daquele que deseja ser um “expert em hardware”. -
Estude, estude, estude: o estudo deve ser constante e contínuo. A industria de computadores evolui vertiginosamente a cada ano. Novos hardwares e softwares são lançados com recursos cada vez mais poderosos. Tudo isso obriga aos técnicos estarem constantemente se reciclando.
muito bom
ResponderExcluir